Nornas de Funcionamento da PY1-ERR


OBJETIVO

A Coordenação Regional de Radioescotismo, ao propor este regulamento teve como objetivo incentivar o uso das dependências destinadas à instalação da estação, bem como a utilização de seu sistema irradiante (antenas) de forma responsável.

OPERADORES…

OPERADORES

Item 01 – A Coordenação Regional de Radioescotismo observando o cadastro de todos os radioamadores registrados no movimento Escoteiro, levando en conta a sua classe prevista no COER, fará o credenciamento dos operadores considerados oficiais da estação da União dos Escoteiros do Brasil, Região do Estado do Rio de Janeiro, indicativo PY1 ERR.

Item 02 – Aos operadores credenciados será obrigatório o seu registro na UEB, bem como manter suas obrigações junto à ANATEL de pleno direito.

Item 03 – Em casos considerados especiais, o Coordenador de Radioescotismo poderá convidar outros operadores (radioamadores) para participarem de atividades de rádio, usando o prefixo PY1 ERR. Neste caso, conforme normas da ANATEL, será obrigatória a presença do coordenador responsável junto à ANATEL.

Item 04 – O credenciamento do operador será feito por solicitação do interessado, por convide da diretoria ou da coordenação, sendo que, em ambos os casos, será obrigatório a apresentação de proposta com a documentação oficial.

Item 05 – A utilização do indicativo PY1 ERR da URB, só será possível quando autorizada pelo coordenador, devendo o mesmo estar presente, conforme está previsto nas normas da ANATEL.

EQUIPAMENTO

Item 06 – O sistema irradiante (antenas) instalado no Campo Escola Geraldo Hugo Nunes, bem como a sala de rádio, estarão à disposição de qualquer radioamador, escoteiro ou não, grêmios e associações, devendo o seu uso ser autorizado previamente pela diretoria, mediante solicitação por escrito.

Item 07 – Fica entendido que em qualquer atividade de rádio no Campo Escola deverão ser respeitadas as normas e éticas escoteiras e radioamadorísticas, bem como o regulamento do Campo Escola.

Item 08 – Os equipamentos da PY1 ERR são de propriedade da UEB, não sendo permitido a sua utilização sem o consentimento da diretoria ou do coordenador de radioescotismo. No caso do equipamento de propriedade do radioamador, é dele a responsabilidade sobre o mesmo em todos os sentidos, operacionais ou não.

FUNCIONAMENTO

Item 09 – Será obrigatória a utilização do livro especial, onde o usuário irá registrar sua presença da seguinte forma: data – hora início – hora fim – prefixo utilizado – nome do operador – visto.

Item 10 – Aserá utilizado somente pela PY1 ERR o livro oficial de registro de comunicação, onde o operador credenciado colocará as informações solicitadas para efeito de fiscalização da ANATEL.

Item 11 – Cabe ao operador, quando estiver usando o indicativo PY1 ERR, o preenchimento dos cartões QSL dos contatos realizados, entregá-los ao coordenador de radioescotismo para serem remetidos.

CONCLUSÃO FINAL

Item 12 – Os casos não previstos neste documento, ficam para julgamento pela diretoria da UEB, ou pela coordenação de radioescotismo (na pessoa do coordenador, que é o radioamador classe A, responsável junto à ANATEL, pelo indicativo PY1 ERR, que deverá obedecer às normas e procedimentos previstos na Portaria 1278, de 28 de novembro de 1994).