Regulamento JOTA 2015


O JAMBOREE NO AR

Art. 1. O Jamboree-On-The-Air – JOTA – é uma atividade escoteira mundial, de caráter anual, realizada sempre no terceiro final de semana de outubro, das 00h00 UTC* de Sábado até 24h00 UTC de Domingo, com a ajuda e participação de radioamadores, que tem por objetivo colocar em contato nossos jovens em todo o mundo, através do rádio, oferecendo uma excelente oportunidade para que conheçam e utilizem a radiocomunicação, incrementando o Programa Educativo da UEB, concorrendo diretamente para a formação de novos radioamadores. * UTC – Coordinated Universal Time ou Horário Padrão Mundial, baseado em modelos atômicos. Para o Brasil, a Hora Brasília = UTC – 3 horas.

 

PARTICIPANTES

Art. 2. Podem participar do JOTA os Grupos Escoteiros regulamente inscritos na União dos Escoteiros do Brasil e na atividade.
2.1. O Movimento Bandeirante é convidado especial dessa atividade, em nível mundial, seguindo a mesma orientação dos Grupos Escoteiros.
2.2. Todos os procedimentos comuns às atividades escoteiras e bandeirantes deverão ser mantidos durante o JOTA. Ex.: inscrições, autorizações, etc..
Art. 3. Podem participar os Radioamadores ou Grupos de Radioamadores devidamente licenciados, com a presença de um ou mais membros do
Movimento Escoteiro ou Bandeirante. O local onde é montada e utilizada a estação de radioamador é chamado de BASE DO JOTA.
3.1. Patrulheiros da Rodada Sempre Alerta ou da Patrulha BP poderão participar sem a presença de escoteiros, mas devem buscar essa presença.

 

INSCRIÇÕES e TAXA

Art. 4. As inscrições para participação de Grupos Escoteiros ou Núcleos Bandeirantes são feitas diretamente em www.jotabrasil.qsl.br .
Art. 5. Para cada Grupo Escoteiro ou Núcleo Bandeirante participante deverá ser recolhida uma taxa de participação à UEB, descrita no mesmo site.
5.1. Os detalhes para cadastro e pagamento da inscrição serão divulgados pelo site do JOTA Brasil, com formulário próprio. Veja aqui.
5.2. Para fins de registro nas fichas individuais e no SIGUE, essa é uma atividade escoteira mundial e o uso do distintivo segue a orientação do P.O.R..

 

PROGRAMA da ATIVIDADE

Art. 6. A Equipe Nacional de Radioescotismo prepara e oferece programas específicos para todos os Ramos, de acordo com a Organização Mundial:
6.1. RAMO LOBINHO: JOTA Lobo – disponível em www.jotabrasil.qsl.br/?cat=9
6.2. RAMO ESCOTEIRO: JOTA Escoteiro – disponível em www.jotabrasil.qsl.br/?cat=10
6.3. RAMOS SÊNIOR E PIONEIRO: JOTA Sênior/Pi – disponível em www.jotabrasil.qsl.br/?cat=12

 

ABERTURA E ENCERRAMENTO NO BRASIL

Art. 7. Para o Brasil, o JOTA tem uma abertura oficial às 21h00 da sexta-feira e o encerramento acontece às 18 horas do domingo, horários de Brasília.
7.1. Cerimônia simultânea em 7.090 kHz, 40 metros – SSB e também através da UEBradio, UEBtv e na conferência JOTA-P, no 0Echolink.

 

OBJETIVO PRINCIPAL: JOVENS FALANDO NO RÁDIO

Art. 8. Durante a atividade, todos os jovens e adultos interessados deverão viver a experiência de “FALAR” através da Estação de Radioamador.
8.1. Os horários mínimos sugeridos pela Organização Nacional, mas que não devem ser os únicos, são os seguintes:
8.1.1. JOTA LOBINHO……………..: Sábado, entre 13h30 e 16h30 – idade média entre 7 e 10 anos;
8.1.2. JOTA ESCOTEIRO…………..: Sábado, entre 17h00 e 20h00 – idade média entre 11 e 14 anos;
8.1.3. JOTA SÊNIOR/PIONEIRO…: Sábado, entre 21h00 e 00h00 – idade média entre 15 e 21 anos.
8.2. Quando começarem a falar, os jovens e adultos deverão transmitir a letra de seu ramo ou função (L, E. S, P, C, D e V) e também o seu nome.
8.2.1. L = Lobinho, E=Escoteiro, S=Sênior, P=Pioneiro, C=Escotista (chefe), D=Dirigente (membro de diretoria) e V=Visitante;
8.2.2. NOME: Apenas um nome, sem espaços e sem nomes compostos. Ex: João Paulo transmitirá João ou Paulo. Nunca os dois.
8.3. Após o JOTA, os participantes devem confirmar seus contatos com cartões QSL. Usem o endereço do Grupo Escoteiro, por questão de segurança.

 

RELATÓRIO DO GRUPO ESCOTEIRO/NB

Art. 9. A Organização do JOTA disponibiliza, no site www.jotabrasil.qsl.br, o RELATÓRIO DE GRUPO, para detalhamento da participação do GE/NB.
9.1. Todas as Estações de Radioamador montadas pelo GE/NB ou visitadas por seus representantes devem ser relacionadas no Relatório;
9.2. A comprovação da visita às estações deverá ser feita através de fotos, que o GE/NB publicará no Facebook, página do JOTA.JOTI.Brasil
9.2.1. Um ou mais representantes deve estar uniformizado junto à estação e ao radioamador, como em contato, em foto legendada.
9.2.2. As melhores fotos do Jamboree no Ar serão escolhidas por uma equipe voluntária e colocadas para votação no Facebook.
9.3. O Relatório contempla todas as ações propostas para o JOTA-JOTI, incluindo a aplicação do Programa, servindo de base para a apuração do JOTA;
9.4. Quaisquer tarefas postadas na página do JOTA no Facebook serão analisadas e confirmadas (ou não) por uma equipe de voluntários;;
9.5. Grupos Escoteiros ou Núcleos Bandeirantes não precisam enviar os LOGs dos contatos. Somente as estações enviam Logs de contatos;
9.6. Só serão aceitos Relatórios de Grupos feitos através do site www.jotabrasil.qsl.br.
Art. 10. Os Grupos Escoteiros e Distritos Bandeirantes farão jus às seguintes bonificações, desde que registradas no Relatório:

jota-2015-02

DATAS E PRAZOS DA ATIVIDADE – A AGENDA DO 56º JAMBOREE NO AR:

Art. 11. Para melhor desenvolvimento da atividade, a Organização Nacional do JOTA estabelece os seguintes prazos para Jamboree no Ar:

jota-2015-03

PREMIAÇÃO NACIONAL EXCLUSIVA AOS GRUPOS ESCOTEIROS:

Art. 12. A UEB, usando os valores das inscrições e objetivando que os Grupos Escoteiros tenham suas próprias estações, concederá os seguintes prêmios:
12.1. Diplomas de Participação no Jamboree no Ar, enviados por e-Mail no nível conquistado e relatado de sua participação;
12.2. 1º LUGAR – O Grupo Escoteiro receberá um Equipamento de Radioamador, com capacidade de operar em HF, VHF e UHF;
12.3. 2º LUGAR – O Grupo Escoteiro receberá um Equipamento de Radioamador, com capacidade de operar em HF ou VHF e ou UHF;
12.4. 3º LUGAR – O Grupo Escoteiro receberá um par de equipamentos manuais de Radioamador (HTs), com capacidade de operar em VHF e UHF;

 

ENTREGA DA PREMIAÇÃO AOS GRUPOS ESCOTEIROS/NBs VENCEDORES

Art. 13. Será feita em cerimônia especial será marcada previamente para apresentação e entrega dos prêmios aos vencedores, ou no Congresso Nacional.

 

 

ESTAÇÕES DE RADIOAMADOR

Os Radioamadores são nossos principais colaboradores, com os quais contamos para desenvolver o Jamboree no Ar, pois é através das “ondas de rádio” que
entramos em contato com os demais participantes do Movimento Escoteiro e Bandeirante de todo o mundo. Ver o Art. 3 deste regulamento.
FAIXAS DE EMISSÃO:
Art. 14. Poderão ser utilizadas as faixas de 80, 40, 20, 15 e 10 metros, nos modos Fonia, Telegrafia e Digital, e também o Echolink.
14.1. Para as bandas de VHF/UHF e para o Echolink, a frequência registrada nos LOGs deve ser 144.000 (144 MHz, ou seja, 2 metros);
14.2. É vetada a operação simultânea de um mesmo indicativo, mesmo que em faixas diferentes, exceto para a Organização Nacional do JOTA.
14.3. Contatos com um mesmo indicativo poderão ser repetidos para anotação dos jovens presentes à estação ou em faixas diferentes;
14.4. Radioamadores podem partilhar estações, contanto que cada um, obrigatoriamente, confirme pessoalmente seus contatos;
14.5. As estações participantes do JOTA, para facilitarem a troca de QSLs, deverão estar cadastrados nos sites www.hambrasil.com.br e www.qrz.com .

 

CHAMADAS

Art. 15. Os radioamadores deverão chamar CQ Jamboree em Fonia e Digital e CQJAM em Telegrafia. No Echolink, devem identificar-se com a sigla JOTA.

 

LOGs das ESTAÇÕES

Art. 16. As estações participantes deverão registrar seus contatos através do N1MM, no modelo JOTA, segundo orientações específicas e tutoriais.
16.1. Os LOGs e o Relatório de Estação deverão ser enviados digitalmente à Organização Nacional, através do site www.jotabrasil.qsl.br.
16.2. Estações que não enviarem LOGs ou que enviarem fora do padrão cabrillo 3.0, serão desconsideradas na apuração e na classificação;
16.3. Os modelos de LOG apresentados no site servem de referência para as anotações dos contatos, porém, não serão aceitos LOGs em papel.
Art. 17. Cada estação transmitirá apenas uma SIGLA (a de maior valor) e o total de PONTOS “a bordo”, de acordo com a tabela abaixo:
17.1. O total de pontos a ser transmitido será a soma de todas as características da estação ou grêmio/clube, acrescido das pontuações complementares da tabela abaixo.
17.2. Para o caso de dúvidas na montagem de sua SIGLA e da Pontuação, por favor, consulte o site do JOTA Brasil ou a Organização Nacional.

jota-2015-01

 

MULTIPLICADORES PARA OS CONTATOS DOS RADIOAMADORES

Art. 18. Serão considerados dois multiplicadores para efeito de contagem de pontos no JOTA: Regiões Escoteiras do Brasil e países do mundo.
18.1. Todo primeiro contato com um estado ou Distrito Federal somará 1 ponto aos multiplicadores, creditado automaticamente pelo N1MM+;
18.2. Todo primeiro contato com um país, inclusive o Brasil, somará 1 ponto aos multiplicadores, creditado automaticamente pelo N1MM+;
18.3. Contatos realizados em 80 e 10 m terão sua pontuação em dobro, como forma de estímulo à participação de Radioamadores da Classe C;
18.4. A pontuação final da estação será dada pela multiplicação dos pontos de todos os contatos pela soma de todos os multiplicadores.

 

RELATÓRIOS DE ESTAÇÕES DE RADIOAMADOR

Art. 19. As estações participantes do JOTA deverão preencher e enviar o Relatório de Estação, disponível no site, à Organização Nacional:
19.1. O Radioamador, Grêmio ou Clube que quiser ajudar os Escoteiros, pode pagar a Taxa do JOTA. Os valores serão usados para compra da Premiação as GEs/NBs;
19.2. É necessário relacionar todas as características da estação (tabela acima) no campo apropriado, anotando a pontuação referente a cada uma;
19.3. É necessário relacionar todos os Grupos Escoteiros ou NBs que presentes à estação, identificando o numeral e a região.
Art. 20. As estações de Radioamador que receberem Grupos Escoteiros ou Núcleos Bandeirantes serão bonificadas em 100 pontos por cada um deles.

 

APURAÇÃO

Art. 21. Será feita com base nos LOGs e nos RELATÓRIOS de cada estação, que deverão ser preenchidos corretamente e enviados através do site do JOTA.
21.1. Os contatos com outras estações só serão validados através dos LOGs enviados por elas, caso contrário, serão desconsiderados;

 

CLASSIFICAÇÃO e PREMIAÇÃO

Art. 22. A classificação dos participantes será feita em função do total de pontos apurados e premiada com Diplomas Especiais nas categorias abaixo:
22.1. Radioamadores das Classes A, B, C, operando em HF – Fonia – SSB, classificados em 1º, 2º e 3º lugares nacionais;
22.2. Estações da Classe G, ou seja, estações de Grêmios, Clubes e Associações, classificadas em 1º, 2º e 3º lugares nacionais;
22.3. Estações de qualquer Classe ou tipo, que trabalharem através do Echolink, VHF e/ou UHF, classificadas juntas em 1º, 2º e 3º lugares nacionais;

 

ENTREGA DOS DIPLOMAS DO JOTA

Art. 23. A Organização Nacional do JOTA enviará os diplomas às estações participantes através do endereço de e-Mail registrado nos Logs:
23.1. Após a classificação apresentada, correrá o prazo de duas semanas para eventuais reclamações e, em seguida promoveremos o envio;

 

PREMIAÇÃO REGIONAL

Art. 24. As Regiões Escoteiras são estimuladas a realizar a premiação regional, valorizando a participação de suas estações.

 

ORIENTAÇÕES FINAIS

Art. 25. O desrespeito às normas deste regulamento, ou às normas do Serviço de Radioamador, ou ao P.O.R., poderá levar à desclassificação.
Art. 26. Denúncias acompanhadas de provas e casos omissos serão julgadas pela Organização Nacional do JOTA. Sua decisão será soberana.
Art. 27. Este regulamento é válido a partir de sua publicação, revogando-se todas as disposições anteriores e/ou contrárias.

 

Com a sua participação, este JOTA será… o melhor de todos !!!

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL
Escritório Nacional
Fone/fax: (41) 3353.4732
ORGANIZAÇÃO NACIONAL DO JOTA
Ronan Augusto Reginatto – PY2RAR
Fone: (19) 3524.9933 – 98226.2228 Tim